Como funciona o aquecimento a Quartz?
O princípio do aquecimento radiante é um bem conhecido e tem sido utilizado já há muitos anos. No entanto, existem diferenças importantes entre os emissores de ondas longas, tais como a folha metálica e as lâmpadas a quartz que são emissoras de ondas médias ou curtas. Por exemplo, a eficiência radiante de um aquecedor infravermelho de onda curta é de até 96% e a de um aquecedor de onda média é de cerca de 40%.
Energia eléctrica infravermelho viaja em linhas retas a partir da fonte de calor. Esta energia é direcionada usando padrões específicos por reflectores projetados opticamente. Os raios infravermelhos, tal como a luz, viajam para fora da fonte de calor e são difundidos à distância proporcionando um aquecimento muito apreciado e confortável, ao mesmo tempo que é uniformemente distribuído em toda a área a ser aquecida. As alturas a que deve ser montados os aquecedores por infravermelhos Quartz, o espaçamento entre cada aquecedor, os padrões do feixe do reflector e a potência do calor devem seguir as especificações de forma a gerar os níveis de aquecimento apropriados para a área em causa.
Há também a possibilidade de incluir controladores que podem fornecer On-Off ou saídas variáveis de aquecimento.
Os raios de alta intensidade da onda curta funcionam como a luz do sol e proporcionam calor imediato, no instante em que os aquecedores são ligados.
Aquecedores de ondas curtas aquecem pessoas e objetos dentro do feixe de acção dos mesmos – não aquecem o ar; resultando em ambiente agradáveis não abafados.
O calor proporcionado por aquecedores de ondas longas e médias tem características de aquecimento comparativamente fracas, especialmente quando usado ao ar livre, uma vez que se baseia no aquecimento do ar e não penetra na pele para aquecer a pessoa. O calor não é direcional e é susceptível ao movimento do ar. O comprimento de onda é inversamente proporcional à temperatura. À medida que a temperatura sobe, o comprimento de onda diminui. Um filamento de onda média apenas aquece até cerca de 900º Celsius, tornando-o adequado para processos de cura e secagem em vez de aquecimento externo. Aquecedores de ondas longas são ideais para aquecimento no interior, onde um baixo nível de calor é necessário e tempo de pré-aquecimento é aceitável. Aquecedores de placas de cerâmica caem entre médio e ondas longas de aquecimento até cerca de 500 º Celsius, mas também não estão indicados para qualquer utilização de aquecimento ao ar livre.
Lâmpada de Onda Curta
As lâmpadas de calor de halogéneo de onda curta consistem num filamento de tungsténio aquecido pela passagem de uma corrente eléctrica a uma temperatura de cerca de 2200º Celsius. A esta temperatura a maior parte da emissão está na banda infravermelha de onda curta (1,2 microns). No entanto, como com todas as lâmpadas de filamento de tungsténio, o tungsténio vai evaporar no tempo e depositar-se na parede da lâmpada. Para evitar este efeito indesejável, é adicionada uma pequena quantidade de gás halogéneo ao invólucro da lâmpada e, portanto, tem lugar um processo de re-composição. À medida que o tungsténio se evapora, irá combinar com o gás de halogéneo para formar um halogeneto de tungsténio e assim evitar que o tungsténio seja depositado na parede da lâmpada. O halogeneto de tungsténio voltará a combinar com o filamento libertando o halogéneo e re-depositando o tungsténio sobre o filamento. Este processo é contínuo e é conhecido como o ciclo do halogéneo.
Para aplicações de aquecimento, uma capa de rubi ou revestimento dicróico d´ouro encerra a lâmpada de calor de halogéneo para filtrar a intensa luz branca e proporcionar um brilho quente agradável.
- Funciona a 2200 ° C
- Aquecimento instantâneo assim que o aquecedor é ligado
- Aquece Pessoas e objectos
- 92% da energia é emitida como o calor, com somente 8% aquecendo o ar
- Conforto e intensidade como a luz solar a incidir sobre nós
- Perfeito para áreas ao ar livre